Aliança com diamante: Conheça tipos, combinações e preços

Há mais de uma opção para quem busca anel de noivado ou aliança de casamento, mas a aliança com diamante costuma ser o lugar-comum. Essa sua popularidade não é injusta, já que realmente combina com qualquer casal.

Contudo, não existe apenas um tipo de anel de diamante – na verdade, a pedra de diamante pode ser utilizada das mais variadas formas. Por isso que é necessário conhecer mais a fundo os seus tipos, combinações e preços.

Prosseguindo com a leitura do artigo, você vai entender como essa aliança pode se encaixar no seu dedo!

 

Par de alianças Fiji e solitário True Love

Par de Alianças Fiji e Solitário True Love, Ouro e Terra

 

Quais são os principais tipos de anel de diamante no mercado?

“A aliança com diamante é uma peça feita para o casal que busca se destacar.”

O anel de diamante é, de certa forma, igual a todos os outros anéis disponíveis no mercado. A única diferença reside num detalhe da estrutura: a própria pedra de diamante, que é colocada em destaque na peça, elevada em relação ao aro.

Porém, esse não é um conceito rígido – o diamante pode ser trabalhado de inúmeras formas no anel. Confira agora os principais tipos!

 

Anel solitário

Em muitos casos, o anel solitário é usado como sinônimo para anel de diamante. Ele surgiu em 1886 pela Tiffany & Co e se trata de um anel de aro liso com diamante cravado por 6 garras.

Claro que esse é o anel solitário clássico – também há aquele com diamantes menores cravados no aro ou com menor presença das garras.

 

Anel diamantado

O anel diamantado é muito utilizado como aliança de casamento por ter um acabamento diferenciado em relação ao polido ou fosco. Ele apresenta uma superfície carregada de entalhes, o que dá a impressão de ser cheio de pequenos diamantes.

 

Aliança com diamante flutuante

A aliança com diamante flutuante funciona como diferentes modelos de anel, tendo apenas uma característica diferente: o diamante não é cravado em cima do aro, mas entre as duas pontas dele, parecendo que o diamante está “flutuando”.

Dessa maneira, a aliança com diamante flutuante traz uma característica mais moderna para o noivado ou casamento.

 

Anel de diamante com halo

O halo do anel se trata da coroa de pequenos diamantes que rodeia a pedra central, também um diamante. Isso potencializa o brilho da peça e destaca a beleza da pedra preciosa no centro.

Em geral, seu formato clássico é redondo, mas também pode ser retangular, halo duplo, quadrado, de flor, etc.

 

Anel com três pedras preciosas

Esse anel apresenta uma pedra central maior e duas pedras laterais menores, todas na mesma coroa. O significado das três pedras de diamante é que se tratam do passado, do presente e do futuro do casal.

Outro significado comum é que representam o amor, a amizade e a fidelidade que devem ser presentes na vida dos casados.

 

Anel Princess Ouro e Terra

Anel First Love, Ouro e Terra

Anel com arabescos

Os arabescos se tratam de elementos ornamentais entalhados na peça que são inspirados nos mais diversos formatos: flores, plantas, símbolos, etc. Isso acaba tornando o anel mais romântico e gracioso.

 

Joias com diamantes: quais são as melhores combinações numa aliança?

Para se ter um anel de diamante pronto, é necessário antes trabalhar a joia onde a pedra será colocada. Aí entra a questão: quais joias com diamante funcionam melhor na hora de usar?

Vamos responder essa dúvida agora mesmo!

 

Anel de ouro 18K

O ouro é provavelmente a joia que melhor combina com o diamante, já que ambos transparecem elegância e riqueza. É possível encontrar essa joia em três tipos:

  • Ouro amarelo, que dá mais destaque à mão, principalmente se tiver pele mais escura;
  • Ouro branco, que é o ideal para casais mais discretos, mas que ainda querem algum destaque (por isso a pedra de diamante). Seu único problema é a necessidade mais recorrente do banho de ródio;
  • Ouro rosé, que é o perfeito equilíbrio entre a discrição e o destaque dos outros dois tipos. Funciona melhor quando cravejado de pequenos diamantes.

Há também um tipo menos comum: o ouro negro, que traz um estilo mais sério, mas que ainda funciona com a pedra de diamante.

 

Aliança Búzios Ouro e Terra

Aliança Búzios, Ouro e Terra

Anel de prata

O anel de prata costuma ser utilizado para simbolizar o compromisso antes do casamento e do noivado. Ele funciona muito bem com o diamante, já que ambos possuem um tom de cor próximo um do outro.

 

Preço da aliança: quanto custa uma pedra de diamante?

É mais difícil do que parece definir o preço de uma aliança com diamante, pois há algumas variáveis que interferem nisso. Por exemplo, há o peso, a qualidade, lapidação, cor, impureza da pedra, tipo de fabricação, design, marca do produto, etc.

Contudo, o que realmente impacta no preço é o tamanho do diamante: quanto maior ele for, mais raro ele é – e quanto mais raro, maior é o preço. Dessa forma, um diamante de 100 pontos tem um valor mais elevado do que dois de 50.

Quando falamos de diamantes pequenos, as outras variáveis podem impactar mais no preço final, como a joia utilizada, marca, design, etc.

Além disso, é importante avaliar a qualidade do diamante. Diamantes com menos impurezas são considerados melhores e isso impacta também no valor final. E o que torna um diamante algo de maior qualidade?

 

Os 4 C’s do diamante

  • Cor: quanto mais próximo de algo incolor, melhor é a classificação do diamante;
  • Claridade: quanto mais claro, mais brilhante ele consegue ser;
  • Corte: o diamante deve apresentar uma ótima simetria, proporções e polimento ao interagir com a luz;
  • Peso (Carat Weight): quanto maior o diamante, mais raro ele tende a ser.

 

Vale a pena substituir o diamante pelo anel de zircônio?

O anel de zircônio tende a ser menos caro que o anel de diamante, já que se trata de um material sintético. O material é a forma cúbica e cristalina do dióxido de zircônio, sendo encontrado em forma incolor ou em diferentes cores.

Em média, o diamante custa 21 mil reais por quilate, enquanto o zircônio tende a custar 30 reais por quilate. Para entender esses valores, é importante comparar as principais características no zircônio x diamante:

  • Taxa de refração: 2.176 x 2.417;
  • Dispersão: 0.060 (o zircônio tem mais brilho, refletindo mais luz) x 0.044;
  • Dureza: 8,5 na escala de dureza Mohs x 10 na escala Mohs;
  • Densidade: 5,5-5,9 (mais pesado) x 3,5-3,53;
  • Ponto de derretimento: 2750º C x 3550º C;
  • Condutividade: isolante térmico x condutor térmico;
  • Defeitos: o zircônio não apresenta defeitos por ser sintético.

 

Solitario amore mio Ouro e Terra

Solitário Amore Mio, Ouro e Terra

 

Vale a pena comprar uma aliança com diamante?

A pedra de diamante é um item caro e bastante valorizado no mercado, o que a torna menos acessível para certos públicos. Por esse motivo que ela só merece o seu investimento se estiver certo de que é o que precisa para o noivado ou casamento.

Invista na aliança com diamante quando tiver certeza de que é a melhor opção para o seu pacto de união. Se não estiver tão certo, talvez o anel de zircônio cumpra muito bem o propósito de ser uma aliança com pedras brilhantes!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *