Anel solitário significado: Saiba para que serve e como usar esse acessório

O anel solitário é, de certa maneira, o acessório mais clássico entre as joias do mundo. O significado do anel solitário costuma transitar entre a elegância e o amor, sendo simples, mas, ao mesmo tempo, cativante.

Ele serve tanto como um simples acessório fashion, quanto como um anel solitário de noivado ou aparador. Podendo ser um anel minimalista, liso e com uma única pedra cravada (geralmente, um brilhante de diamante).

Contudo, há diferentes tipos de anel solitário, assim como formas de usar. Prossiga com a leitura do artigo e veja mais sobre!

 

Pedido de casamento de Nicolas Franco, Ouro e Terra

Pedido de casamento de Nicolas Franco, Ouro e Terra

 

Qual é o significado do anel solitário?

“Sempre buscado entre as joias mais populares, o anel solitário é um item carregado de significados.”

O anel solitário se trata de um acessório simples de aro liso que apresenta uma pedra de diamante cravada com garras. Ele é comumente um símbolo de carinho, amor e perenidade numa relação afetiva.

Sua história remonta ao ano de 1423, quando o Sir William Hankford, chefe de justiça da Inglaterra, presenteou a neta que estava sendo batizada. Na época, ele pediu por um anel de aro simples que tivesse uma única pedra de diamante no topo (a pedra “solitária”).

Em 1477, surgiu o anel solitário de noivado. Nesse ano, o arquiduque da Áustria, Maximiliano, ordenou que fosse feito um anel simples e liso com o diamante mais puro naquela região.

Essa peça foi dada como um presente de noivado para Maria de Borgonha, sendo então um anel solitário de noivado!

 

Anel solitário e seu significado

O anel solitário é frequentemente utilizado como um sinônimo para delicadeza e elegância, sendo normalmente uma joia com brilhantes de diamantes ou zircônia. O diamante é algo puro e resistente, trazendo o significado de um amor duradouro, único e eterno.

Dessa forma, o anel solitário pode ser um símbolo de amor (como anel de noivado) e, ao mesmo tempo, de sofisticação.

 

Como usar o anel solitário?

O anel solitário é bastante versátil em seu uso. Em geral, é usado como um complemento para a aliança de casamento, antes ou depois dela.

Nesse caso, o solitário é colocado no dedo anelar da mão esquerda, onde se dizia que ficava a veia amoris (veia do amor). Ao combinar com a aliança de casamento, carrega o significado de amor vindo do coração.

Contudo, ele não é usado apenas como anel de noivado, aparador ou qualquer outro uso relacionado ao casamento. Ele também é utilizado em formaturas, em festas de debutante, batizados e outros eventos especiais.

Além disso, o anel solitário pode ser adotado de maneira livre, já que se trata de uma peça sofisticada. Nesse caso, o anel pode ser utilizado em qualquer mão e em qualquer dedo.

 

Solitário Eiffel, Ouro e Terra

Anel Solitário Eiffel , Ouro e Terra Alianças

Quais são os principais tipos de anel solitário?

A “aliança do amor” pode surgir em diferentes propostas, sempre mantendo a sua ideia base: aro fino com uma pedra cravada no topo. Os principais materiais utilizados na fabricação, são: ouro rose, ouro branco, ouro amarelo e a prata.

E quanto ao formato, quais são os outros tipos?

 

Anel Solitário de ouro chuveirinho

Esse anel solitário apresenta a pedra cravada no topo como qualquer outro anel solitário tem. A diferença é que ao redor dessa pedra, há pedras menores cravadas também, o que dá o formato de um “chuveirinho”.

 

Anel Solitário de ouro gotinha

Enquanto o anel solitário anterior apresenta uma série de pedras cravadas menores, esse apresenta uma pedra preciosa maior. Com isso, fica o formato de gotinha no topo do aro.

 

Anel Solitário em forma de coração

A única diferença dessa aliança é que o diamante cravado apresenta o formato de coração no topo do aro.

 

Anel Solitário com brilhantes no aro

Esse modelo é apresentado com brilhantes menores em seu aro e um brilhante maior no topo, bastante elogiado entre os casais.

 

Como comprar um anel solitário?

Para que dê tudo certo com o seu anel solitário, é importante que realize a melhor escolha. Ele não só deve apresentar boa qualidade, garantias e conforto, como também deve ser um bom complemento à aliança de casamento.

Para lhe ajudar nisso, aqui vão algumas dicas!

 

Compre o Anel Solitário como um casal

A melhor forma de acertar na escolha do anel é fazendo essa escolha em conjunto. Quando apenas um par realiza a compra, é fácil de ocorrer enganos e acabar pegando uma peça que não condiz com a personalidade dos dois.

Se estiver pensando na peça como um anel de noivado ou complemento à aliança de casamento, é importante já pensar como casal.

 

Faça um planejamento

Você deve realizar dois planejamentos antes de partir para a compra: primeiro, defina o orçamento financeiro disponível para esse investimento. Já o segundo planejamento é a definição das principais características que busca no anel.

Por exemplo, o tamanho da pedra de diamante dele (assim como sua procedência), largura, forma de produção, qualidade da joia, etc.

 

Escolha o melhor design

Apesar de ter um formato icônico, o anel solitário ainda pode ser bastante criativo com a sua base de design. Por isso que deve avaliar bem o design da peça antes de outras características.

 

Tenha em mente os 4 C’s

Para escolher o melhor anel solitário, entender os 4 C’s do diamante é bastante importante:

  • Claridade: quanto mais claro o diamante, menos imperfeições ele tem;
  • Corte: se o corte foi feito com maior qualidade, o diamante acaba tendo um maior brilho;
  • Cor: quanto mais branca a pedra é, maior é a sua qualidade;
  • Carat (Peso): quanto maior o seu peso, mais valorizado é o diamante.

 

Solitário Forever Slim, Ouro e Terra

Solitário Forever Slim, Ouro e Terra

Você deve ir atrás de um anel solitário?

O anel solitário não é um acessório obrigatório de se ter, mas quando você tem, consegue uma melhora visual enorme na mão. Ele se trata de um artigo sofisticado, que carrega classe e glamour em todos os seus aspectos.

Além disso, não é possível ignorar o significado do anel solitário, principalmente se está perto de se casar. Afinal, ele é um dos principais símbolos de um amor puro e único!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *