Como surgiu o Dia dos Pais
No segundo domingo de agosto se comemora o Dia dos Pais. É aquele momento de dar um abraço forte no seu velho e também de dar aquele presente que é a sua cara! Mas, pouco se comenta sobre como surgiu esta data comemorativa. Vamos conhecer mais sobre o que originou o Dia dos Pais?
Origem
A ideia de comemorar o Dia dos Pais surgiu nos Estados Unidos, no ano de 1909, quando a jovem Sonora Louise Smart Dood, filha de um ex-combatente da Guerra Civil Americana, resolveu homenagear seu pai. Assim como no caso do Dia das Mães, a data foi pensada com o intuito de fortalecer os laços familiares.
O desejo de Sonora, que surgiu ao ouvir um sermão dedicado às mães, era agradecer ao pai pela dedicação aos filhos após ter perdido sua esposa no nascimento de seu sexto filho. Ele teria criado os filhos sozinho e era visto pela filha como um verdadeiro herói.
Em 1910, com a ajuda de uma entidade de jovens cristãos de sua cidade, Sonora enviou à Associação Ministerial de Spokane, em Washington, a sua petição para que a data se tornasse oficial. Assim, o primeiro Dia dos Pais foi comemorado no dia 19 de junho de 1910, aniversário do pai de Sonora.
Depois da primeira celebração, a data difundiu-se por todo o estado de Washington e, em seguida, por todas as regiões dos Estados Unidos. Desde então, o Father’s Day (Dia dos Pais) é celebrado por lá no terceiro domingo do mês de junho. No entanto, a data só foi oficializada em território estadunidense no ano de 1966, pelo Presidente Richard Nixon. Em 1972, tornou-se feriado nacional.
Brasil
No Brasil, as primeiras comemorações do Dia dos Pais datam do início da década de 1950. Em 14 de agosto de 1953, o publicitário Sylvio Bherinh preparou um concurso para homenagear três tipos de pais: com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho. Na ocasião, foram premiados um pai com 31 filhos, outro com 16 anos e, por último, um pai com 98 anos.
Várias entidades da imprensa reuniram-se para promover o evento, o que causou grande repercussão. Após a realização do concurso, o Dia dos Pais no Brasil passou a ser comemorado no segundo domingo do mês de agosto, como permanece até hoje, se também uma data bastante significativa para o comércio em geral.
Presentes para o Dia dos Pais
A tradição diz que os presentes do Dia dos Pais, é claro, devem priorizar elementos típicos do dia a dia de seu paizão: uma camiseta nova, um sapato, uma loção de barbear, uma carteira, etc. Porém, uma tendência tem se tornado cada vez mais forte nesta data comemorativa: um anel personalizado!
A Ouro & Terra dispõe de vários modelos ideais para presentear o seu pai, com a possibilidade de personalização ao gosto do cliente! Você pode gravar o nome do seu paizão numa aliança, ou adicionar detalhes em preto num anel já existente ou, ainda, incluir pedras de zircônia (diamante produzido em laboratório) com detalhes em preto. Na verdade, o que sua imaginação criar, a Ouro & Terra dará um jeito de realizar o seu desejo de presentear o seu paizão com algo único!