A aliança de casamento é o símbolo de um acordo entre dois corações, ou melhor, um pacto de união. Há diferentes modelos de aliança de casamento disponíveis no mercado, cada um atendendo aos diferentes gostos de cada casal.
O anel de casamento é um elo que une duas pessoas que se amam e que decidiram passar o resto da vida juntas. Por isso que deve refletir a personalidade do casal, ao mesmo tempo que é confortável e elegante.
Para lhe ajudar a escolher as melhores alianças de casamento, aqui vão algumas ideias e também dicas para escolher a sua joia!
Samantha & Kaio (@samanthalvees e @kaio_natividade), Clientes Ouro e Terra
Qual é o significado e a importância da aliança de casamento?
“O amor eterno precisa ser selado de um jeito especial. Por esse motivo que é relevante escolher um anel de casamento que melhor represente o casal. ”
Aliança é uma palavra originada do latim alligare, que significa “relação de proximidade ou união”. Se trata de um item utilizado no pacto entre duas partes, celebrando um acordo de amor e fidelidade.
No Egito, os anéis eram feitos de couro ou tecido e eram muito respeitados na cultura egípcia. Seu formato (um círculo) significava que não há início e nem fim – como a vida eterna e o amor imortal. A abertura no centro era o portal para um mundo desconhecido.
Já na Roma, o anel foi adotado provavelmente após a conquista da Grécia. Com a conversão do mundo greco-romano ao cristianismo, a aliança na mão esquerda se tornou obrigatória para os casados. Era o símbolo da união entre duas pessoas que se gostam.
Em ambos os casos, a aliança de casamento era usada no 4º dedo da mão esquerda, pois esse é o dedo ligado a uma veia especial. Dessa forma, o anel se conecta diretamente com o coração da pessoa que usa.
Por que o anel de casamento importa tanto?
A aliança de casamento é o principal elemento que confirma a promessa do amor eterno, da devoção e da lealdade. Ela representa os votos de casamento numa forma material e tangível.
Dessa maneira, carrega significados como:
- Amor;
- Fidelidade;
- Cumplicidade;
- Companheirismo;
- Comprometimento.
Ela vem depois do anel de noivado e a troca de alianças no casamento marca o momento em que os noivos passam a ser casados. Considerando que é o símbolo do amor eterno, é natural a preocupação na escolha das melhores alianças de casamento!
Par de Alianças Barcelona e Anel Solitário True Love
Modelos de aliança de casamento: quais são os principais?
A aliança de casamento é um item para a vida toda – por esse motivo que deve escolher uma que reflita a sua personalidade durante tudo isso. Há diferentes modelos de aliança de casamento no mercado, cada qual com as próprias características e significados.
É importante definir que os modelos variam conforme:
- Material utilizado;
- Acabamento;
- Formato.
Tendo isso em mente, confira quais são os principais modelos que você pode ter para o seu casamento ou noivado!
Aliança de casamento tradicional
A aliança de casamento tradicional se trata do modelo mais comum no mercado, tendo pouco entalhe e uma estrutura mais fina. Sua superfície é lisa e sem detalhes, sendo abaulada e confortável ao dedo.
Dessa forma, a aliança de casamento tradicional traz o significado de simplicidade e atemporalidade, se encaixando com qualquer fase da sua vida. Além disso, pode ser feita em submodelos, como meia-cana, contour, plana, bodas e trio.
Aliança de casamento reta
A aliança de casamento reta não é necessariamente quadrada em seus quatro lados. Seu nome existe por causa das extremidades retas, ao invés das arredondadas.
Por esse motivo, é feito um trabalho detalhado de modelagem nos cantos, de forma a produzir uma peça elegante, mas confortável. Comumente, é uma peça minimalista, com poucos detalhes, que pode ser feita numa versão fosca ou polida.
A aliança de casamento reta tem um significado mais moderno, sendo indicado para o casal que busca sair do tradicional.
Aliança de casamento anatômica
A aliança anatômica é versátil em detalhes e acabamento, mas uma característica sempre permanece: seu conforto. Ela é mais arredondada por dentro, o que proporciona melhor ajuste no dedo e menor contato entre a joia e a pele.
Por sua característica anatômica, é o anel mais recomendado para regiões quentes, pois não aperta o dedo inchado pela alta temperatura. Nisso, também se encaixa com casais esportistas.
Dessa forma, é uma peça que significa conforto e praticidade para um casal que se movimenta muito.
Aliança de casamento chanfrada
A aliança chanfrada é uma aliança de casamento moderna, que é similar ao tradicional, mas possui os cantos inclinados ou chanfrados. Com isso, é criada uma sensação de maior volume na aliança.
Ela tem um significado de modernidade e delicadeza, tendo semelhança com o anel comum, mas apresentando uma característica a mais.
Aliança de casamento moderna
Falando em aliança moderna, esse modelo em específico tem o significado de originalidade, sendo indicado para casais que querem se expressar mais. A aliança de casamento moderna foge do tradicional, tendo peças:
- Com desenhos geométricos;
- Canaletas;
- Côncavos;
- Abstratos (formato de infinito, de coração, de nó, entre outros).
Basicamente, é um modelo que não se prende ao formato tradicional, sendo sempre algo inovativo.
Aliança de casamento personalizada
Por fim, há a aliança de casamento personalizada, cujo significado depende do que o casal busca. Ela ostenta um design único, contendo geralmente mensagens gravadas que revelam as particularidades dos noivos:
- O nome dos amados;
- Uma frase especial;
- Data especial;
- Brilhantes coloridos;
- Alianças com mais de um material utilizado;
- Etc.
Tipos de anel por cores
- Aliança de casamento em ouro amarelo: é o modelo mais popular, que costuma ser sem detalhes e que destaca mais a mão. O indicado é o ouro 18K;
- Aliança de casamento em ouro branco: é a aliança ideal para casais discretos que buscam algo fora do ouro tradicional;
- Aliança de casamento em ouro rosé: é a aliança perfeita para quem quer sair do tradicional, mas busca manter o requinte e a graciosidade do ouro;
- Aliança de casamento prateada: comumente é usado como anel de compromisso, mas pode ser utilizado no casamento;
- Aliança de casamento com pedras preciosas: apresenta gemas e diamantes em seu design, podendo ter uma aparência diversificada. Inclusive, é até um hábito que se acrescente uma pedra a cada ano de casado.
Tipos de anel por acabamento
- Aliança polida: é o modelo tradicional, que deixa a joia mais lisa e brilhante. Contudo, pode mais facilmente arranhar;
- Aliança fosca: se trata de um modelo mais sofisticado, mas com menos brilho. A aliança fosca é escovada, o que gera a perda da característica brilhante;
- Aliança granitada: sua superfície é carregada de pequenos entalhes que se parecem com pequenos “grãos” de brilho. Dessa forma, a aliança de diamante é um dos modelos mais diferenciados.
Elizeu & Anna (@elizeustachuka e @_goncalvesanna), Clientes Ouro e Terra
Como escolher as melhores alianças de casamento?
Agora que conhece os diferentes modelos de aliança de casamento, é momento de começar a escolher o que mais se encaixa com você. É importante que avalie o preço, a qualidade e o significado que a peça terá para o casal.
Para lhe ajudar nessa escolha, aqui vão algumas dicas!
Estabeleça o seu orçamento disponível
O primeiro passo para a busca da aliança é a definição do orçamento disponível. Tenha em mente o valor médio dos principais modelos e veja quais se encaixam dentro do seu orçamento.
Claro que também deve levar em conta o custo-benefício da peça. Se ela for um pouco acima do orçamento, mas a qualidade for inegável, é possível ser mais flexível nos gastos.
Defina as principais características da aliança
Antes de sair procurando as alianças, é importante que defina três características relevantes:
- Largura, podendo ser uma peça larga, intermediária ou discreta;
- Formato externo, que pode ser côncavo, convexo, arredondado, quadrado, chanfrado e por aí vai;
- Presença de brilhantes, onde você deve definir se haverão ou não pedras na peça.
Escolha a cor da aliança
As cores mais comuns são o ouro branco, amarelo e o rosé, cada um com suas características práticas e significados. O amarelo é o clássico, sendo comum no modelo de aliança tradicional.
O ouro branco é mais contido, sendo comum para casais discretos. Contudo, exige mais manutenção que os outros, pois o banho de ródio deve ser realizado regularmente. Por fim, o ouro rosé tem sido uma tendência ultimamente.
Obs: o ouro mais indicado em todos os casos é o 18K, que traz um melhor equilíbrio entre custo e qualidade.
Sempre experimente as alianças
É importante que sempre prove o anel antes da compra, de forma a saber se ele aperta muito ou se está largo demais. Se estiver realizando uma compra online, confira a numeração do dedo anelar e veja qual é a política de troca da loja.
Compare as suas principais opções de aliança
Ao definir quais são as suas principais opções, é importante que compare elas em todos os aspectos. Por exemplo, no tipo de ouro (18K é o mais indicado), no tamanho, na qualidade dos brilhantes e na confecção da joia.
Como saber que escolheu a aliança de casamento certa?
Você sabe que escolheu a aliança ideal quando entende que ela representa exatamente o que o casal é. Cada anel traz uma identidade única para os casados, sendo isso resultado das cores, do acabamento e de outros detalhes personalizados que possui.
Por isso que você deve demorar o tempo que precisar na escolha dos modelos de aliança de casamento. Afinal, se trata da peça que vai unir vocês pelo resto da vida!