Conheça as principais diferenças entre Zircônia e Diamante

Cada aliança de matrimônio que é dada possui as suas próprias características e diferenciais. Uma das principais características que carrega é a pedra preciosa que a compõe, que pode ser zircônia, diamante ou algum modelo de pedra personalizado. Apesar de apresentarem a mesma tonalidade, todas se tratam de pedras preciosas diferentes entre si. Por isso que não é uma tarefa simples diferenciá-las, o que pode gerar alguns enganos na hora de comprar.

Para evitar que esses enganos ocorram, aqui vão algumas dicas que lhe ajudarão a diferenciar as principais pedras. Prossiga com a leitura e descubra agora!

 

Quais são as diferenças entre a zircônia e o diamante?

“Cada pedra guarda as suas próprias características, o que impacta no seu preço, na sua beleza e no seu significado.”

A principal diferença entre as pedras preciosas reside em sua formação, pois as pedras de diamante são formadas em processos geológicos, consequentemente, naturais. Enquanto isso, a zircônia é uma pedra artificial.

Porém, não é apenas isso que é levado em conta na hora de diferenciar as peças. Ainda é considerado o seu brilho, a facilidade de confecção (no caso das pedras artificiais) e a durabilidade.

Para entender melhor isso, vamos conhecer melhor as duas!

 

Brilhantes de Diamante

O diamante é a pedra preciosa mais resistente e mais valiosa do mundo, sendo obtida a partir de uma gema mineral. Ela é gerada em baixo da terra a partir de um processo de alta pressão e temperatura em carbono, algo que dura milhões de anos.

É uma pedra resistente, sendo que só outro diamante pode feri-lo ou lapidá-lo, ou seja, é basicamente indestrutível. Na escala Mohs, sua dureza é 10 (o valor máximo), enquanto a zircônia é 8, por exemplo.

Por fim, pode ser lapidado de diferentes formas, sendo o seu formato mais conhecido o brilhante. É tão conhecido que muitas vezes se confunde com a nomenclatura da pedra.

 

Par de Alianças Santorini e Anel Solitário Passion (combo em diamantes), Ouro e Terra

Brilhantes de Zircônia

Há dois tipos de pedras de zircônia: a baddeleyíta, que é um raro mineral encontrado na natureza, e a zircônia cúbica, que é sintética e utilizada na fabricação de joias e semijoias.

A zircônia cúbica é a mais utilizada na confecção das peças, já que é mais fácil de obter. É uma pedra de alta qualidade, tendo material sintético de brilho e beleza mais próximo do diamante – para um leigo, é até difícil de distinguir.

Porém, é possível distinguir justamente pela perfeição: o diamante apresenta pontinhos pretos em seu interior, com o reflexo de luz formando um fraco arco-íris. Enquanto isso, a pedra de zircônia não apresenta esses pontos pretos e possui um arco-íris intenso.

Além disso, a zircônia é mais pesada que o diamante, sendo possível sentir a diferença ao pegar as duas pedras na mão.

 

Anel Solitário True Love, Ouro e Terra

 

Quais pedras escolher para a sua aliança de noivado ou casamento?

Se você quer uma aliança de noivado, é importante que conte com uma pedra de qualidade próxima à do diamante. Nesse papel, a zircônia cúbica se encaixa bem e costuma ser a escolha básica.

O mesmo pode ser feito na aliança de casamento, sendo uma escolha segura o diamante ou a zircônia. Como a aliança de casamento é considerado um passo a mais na relação, o diamante deve ser a sua primeira opção.

De qualquer forma, cabe a você escolher a pedra que mais lhe atrai. Entre a zircônia e o diamante, saia com a peça que mais se encaixa na ocasião, seja noivado ou casamento!

 

2 thoughts on “Conheça as principais diferenças entre Zircônia e Diamante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *