Entenda melhor os tipos de lapidação de pedras preciosas para joias

Muitas etapas são passadas antes da entrega de joias e semijoias  – e uma das mais importantes é a lapidação. Há diferentes tipos de lapidação, que proporcionam formatos variados para os diamantes e outras pedras preciosas.

Muitas pessoas não sabem o porquê de ser necessária a lapidação da pedra. A verdade é que é esse processo que evidencia a beleza das pedras preciosas – em estado bruto, isso passa despercebido nelas.

A lapidação de pedras preciosas é o que as torna mais brilhantes e valiosas. Prossiga com a leitura do artigo e veja como ela pode ser realizada!

Anel Solitário Serenata, Ouro e Terra

Quais são os principais tipos de lapidação?

“A lapidação de pedras preciosas é um processo delicado de ser realizado. Qualquer erro cometido pode comprometer uma pedra de alto custo, fazendo ela perder o seu valor.”

O processo de lapidação depende da gema que está sendo trabalhada. Por exemplo, o diamante começa a ser lapidado enquanto ainda está em forma bruta. Ele sofre fortes golpes ou serragem para seguir para a etapa de bloqueamento e depois abrilhantamento.

E por que realizá-lo? Acontece que a beleza da maioria das pedras preciosas só é evidenciada após a lapidação. O processo evidencia a cor, a clareza e o peso da gema, tornando-a mais brilhante e valiosa.

Porém, se mal realizado, esse mesmo processo pode fazer a pedra perder o seu valor. Isso é comum quando é aplicada a lapidação errada na pedra – cada tipo possui o seu processo ideal.

E quais são os tipos de lapidação?

 

1. Lapidação brilhante (ou lapidação diamante)

A lapidação brilhante, ou lapidação diamante, é a mais utilizada em pedras para alianças de casamento e anéis de noivado. Ela proporciona exatas 57 facetas, assegurando que o máximo de luz seja refletido e criando brilho em todos os ângulos da aliança.

Ela é conhecida como lapidação diamante por ter sido criada especialmente para essa pedra, mas pode ser adotada em outras (como rubi e esmeralda). No caso de gemas redondas, apenas esse tipo de lapidação pode ser usada.

Formatos de pedras preciosas: brilhante redondo, coração, navette, oval, pêra, delta e corte princesa.

 

2. Lapidação degrau (ou lapidação esmeralda)

Outra lapidação comum é a lapidação degrau, ou lapidação esmeralda, que forma vários desníveis paralelos nas laterais da pedra preciosa (os degraus). Nela, os cantos mais frágeis podem ser removidos, o que cria formatos octogonais.

É conhecida como lapidação esmeralda por ser a opção mais comum para esse tipo de pedra.

Formatos de pedras preciosas: octogonal.

 

3. Lapidação lisa

A lapidação lisa pode ser vista em duas formas: a plana e a cabochon ou cabochão. O segundo é o seu principal representante, do francês caboche, se tratando de um polimento simples. Ela é usada para mostrar as cores e os efeitos óticos das pedras.

Nessa lapidação, a pedra lapidada apresenta uma parte superior arredondada e uma parte inferior sutilmente convexa ou plana.

Formatos de pedras preciosas: coração e delta.

 

4. Lapidação facetada (ceilão e tesoura)

A lapidação facetada apresenta duas formas diferentes: degraus e brilhante. Por serem mais recorrentes na fabricação de alianças de casamento e anéis de noivado, possuem tópicos separados.

Porém, dentro da lapidação facetada ainda há mais duas formas de lapidação:

  • Lapidação em tesoura, onde as facetas ficam subdividas;
  • Lapidação ceilão, onde a pedra é dividida em diferentes facetas para aproveitar a pedra bruta da melhor forma.

Formatos de pedras preciosas: antiga, esfera, briolette, entre outras.

 

5. Lapidação mista

Por fim, existe a lapidação mista, onde a pedra lapidada junta duas variedades. O comum é que uma parte dela seja facetada ou em degraus e a outra seja lisa.

 

Anel Solitário Personalizado, Ouro e Terra

Conclusão

É importante que diferencie o que é lapidação e o que é formato de corte. A lapidação se trata da técnica que torna a beleza da pedra mais notável, enquanto o corte é o formato da pedra em si.

Dessa forma, os tipos de lapidação geram diferentes formatos de corte, o que produz joias e semijoias especiais para o seu casamento ou noivado!

 

 

2 thoughts on “Entenda melhor os tipos de lapidação de pedras preciosas para joias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *