A aliança de casamento representa a ligação que ocorre entre duas pessoas, sendo um item indispensável para a união do casal. Porém, ele nem sempre fica sozinho no dedo dos casados – muitas vezes é acompanhado pelo aparador de aliança.
Também conhecido como meia aliança ou anel aparador de aliança, ele se trata de uma peça que proporciona conforto no uso do anel. É algo opcional, mas que é muito adotado por casais no mundo inteiro.
Mas o que é o anel aparador? Como usar o aparador de aliança? Prossiga com a leitura do artigo e saiba de tudo agora!
O que é o aparador de aliança e qual é a sua história?
“O anel aparador não se trata de algo recente no mundo matrimonial – provavelmente já foi usado por sua mãe, sua avó e até sua bisavó.”
O anel aparador de aliança se trata de uma joia utilizada junto com a aliança, estando no mesmo dedo que ela. É algo opcional, que é usado para ter mais conforto no uso da aliança de casamento ou por motivos puramente estéticos.
Basicamente, ele “apara” o anel de casado, impedindo que ele caia do dedo (nesse caso, fica acima dele). Ele também pode ser usado em dois, ficando um acima e um abaixo da aliança de casamento.
Não existe uma meia aliança específica, podendo ela ser uma joia da família, o anel de noivado ou um anel que seja seu preferido. O importante é que ela esteja em harmonia com o anel de casamento.
Qual é a história do anel aparador?
Não há muita história disponível acerca do anel aparador. O que se sabe é que é um costume já antigo das mães, avós e bisavós, geralmente sendo utilizado o anel de noivado como aparador.
Esse costume foi principalmente cultivado na Europa e nos Estados Unidos, onde era comum que o marido presenteasse a esposa com um anel. Esse anel celebrava uma data importante, como a chegada do filho ou o aniversário do casamento.
Depois de um tempo esquecida, a meia aliança retornou na década dos anos 2000, assumindo uma função mais funcional/estética e menos simbólica.
Para que serve o anel aparador?
O principal papel do anel aparador de aliança já fica claro no nome: aparar ou segurar a aliança. Por esse motivo que tradicionalmente fica na frente da aliança de casamento ou então na frente e atrás.
Contudo, o anel não serve apenas para isso. Ele também traz um charme extra para a aliança, reforçando a beleza dela através do conjunto harmônico. Com isso, confere uma melhora visual à sua mão.
Dessa forma, pode se dizer que o aparador serve para proteger e valorizar a sua joia principal.
Anel Aparador, Ouro e Terra
Como usar o anel aparador de aliança da maneira certa?
Não existe uma regra para o uso do aparador de aliança, o que permite que utilize qualquer modelo, cor e até mais de um. Tudo depende do seu estilo pessoal e da harmonia que existe entre as peças.
Então, não há como usar o aparador de aliança da maneira certa, o que há são diferentes gostos. Os mais comuns são:
- Clássico: aliança + anel solitário + aparador;
- Elegante: aparador + aliança + aparador;
- Marcante: aparador + aliança + anel solitário + aparador.
Basicamente, você pode utilizar de diferentes mixes sem medo algum!
Conjunto de anéis com aparador de aliança, Ouro e Terra
Quais anéis podem ser utilizados como meia aliança?
Como dito anteriormente, não há um anel aparador de aliança em específico – diferentes anéis podem realizar esse papel. Em geral, eles devem ser pequenos e lisos, de forma que complementem a aliança de casamento e não roubem seu holofote.
Os mais comuns são:
- Aparador de aliança solitário;
- Aparador de aliança liso ou fino;
- Anel com zircônio.
Aparador de aliança solitário
O aparador de aliança solitário se trata de um anel solitário utilizado para aparar a aliança de casamento. Ele comumente apresenta uma pedra preciosa, como um diamante, dando um charme especial à mão.
Contudo, é importante apontar que o anel solitário pode ser usado tanto como aparador, quanto como complemento ao aparador e à aliança.
Aparador de aliança liso ou fino
O aparador de aliança liso ou fino valoriza a aliança de casamento e serve de contraste ao anel solitário. O anel liso apresenta um formato ondulado ou trançado e tem um ponto de luz discreto.
Anel com zircônio
Uma alternativa ao anel liso e ao solitário é o anel com zircônio, que se trata de um aparador mais chamativo que os demais. Contudo, deve tomar cuidado: o anel não pode ser mais chamativo que a aliança.
Combo, Ouro e Terra
Como escolher o melhor anel aparador?
Para combinar o anel aparador com a aliança, é importante se atentar à cor. Por exemplo, se a aliança é de ouro amarelo, o aparador pode ter a mesma cor ou então ser de ouro branco.
Agora, se a aliança for prateada ou de ouro branco, é necessário que o aparador seja do mesmo metal.
Outra combinação ocorre na quantidade de detalhes. Se a aliança é simples, o aparador pode ser mais trabalhado com pedras e outros pormenores. Agora, se a aliança é mais cheia de detalhes, o aparador deve ter um visual mais discreto.
De qualquer forma, o importante é que o aparador de aliança complemente o visual da aliança e não roube o seu destaque. Afinal, ele é apenas o secundário do protagonista do seu casamento!