Saiba quais são os tipos de ouro e qual escolher para sua aliança

A escolha da aliança de casamento é um momento importante e é por isso que você deve se atentar a todos os detalhes. Um dos detalhes mais importantes é quanto aos tipos de ouro que é possível escolher.

Uma aliança de ouro pode ser diferente em quilates e tonalidades. No primeiro critério, é medida a pureza do ouro em relação a outros materiais na composição. No segundo critério, é avaliada a cor que a aliança apresenta.

Ao entender esses dois critérios, é certo que fará a melhor escolha para o matrimônio. Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre!

Par de Alianças Barcelona e Anel Solitário Coming, Ouro e Terra

Qual é a história do ouro por trás de tudo?

“A aliança de ouro para o casamento é uma tradição já longínqua – o ouro e o casório é uma relação sempre certeira.”

Ao ver a história do ouro, é possível apontar que se trata do segundo metal descoberto pelo homem depois do cobre. Ele carrega registros de mais de 6.000 anos atrás, pois estudos arqueológicos revelaram que em 4.000 a.C. já era trabalhado na Mesopotâmia.

As técnicas de obtenção e manuseio do ouro foram transmitidas às civilizações do Mediterrâneo Oriental, com foco nas egípcias. Porém, os povos Aztecas e Maias já trabalhavam o metal aqui na América (antes de ser América).

O ouro está distribuído por toda a crosta terrestre, mesmo que em concentrações pequenas e em forma nativa. Os maiores produtores de ouro do mundo são a África do Sul, a antiga URSS, o Canadá, os EUA e a Austrália.

O Brasil é a décima maior reserva do mundo, detendo cerca de 1,9% das reservas mundiais de ouro. Segundo o World Gold Council, já foram descobertas cerca de 163.000 toneladas de ouro desde a Pré-História.

 

E quando o ouro começou a ser usado na fabricação de alianças?

As primeiras civilizações (como a egípcia e a grega) já usavam os metais, gemas e pedras preciosas coloridas na fabricação de brincos, colares e braceletes. Porém, foi apenas com os romanos (próximo de 27 a.C.) que o ouro virou o material mais usado.

Na Idade Média, surgiram os primeiros especialistas na fabricação e comércio de joias de ouro, conhecidos como ourives. Com o Renascimento Cultural e as Grandes Navegações, houve uma maior facilidade de acesso aos metais preciosos como o ouro.

Dessa forma, os ourives foram elevados ao papel de artistas e começaram a serem patrocinados pela burguesia (conhecidos como mecenas). A partir disso, a fabricação de joias de ouro foi crescendo e se modernizando.

 

Composição do ouro para as alianças: como são fabricadas as peças?

O ouro puro é um metal nobre de alto valor comercial e de grande maleabilidade, o que o faz ser tão cobiçado. É um metal que não oxida e que em seu estado bruto, apresenta um alto e belo brilho.

Porém, o ouro puro não é tão resistente, justamente por ser muito maleável. Um aperto de mão simples é capaz de amassar uma aliança de ouro 100%. Por esse motivo que na fabricação da peça, o ouro é misturado com outras ligas.

Ao ser adicionado com outras ligas metálicas, o ouro adquire maior resistência como aliança, sem perder as suas características estruturais. Como resultado, surgem diferentes tipos de aliança de ouro para o casamento.

 

Tipos de ouro por quilates

O quilate se trata de uma forma de medida que indica a pureza do metal, sendo representado pela sigla “K”. É diferente da unidade de medida utilizada para a pesagem de diamantes e outras gemas, cuja sigla é “ct”.

  • O ouro puro apresenta 24K, ou seja, cada quilate forma 1/24 do total;
  • Já a aliança de ouro 18K apresenta 18 partes de ouro puro e 6 partes de uma liga metálica. Em porcentagem, é 75% de ouro e 25% de liga metálica (por isso que outra denominação da aliança de ouro 18K é ouro 750);
  • Por fim, a aliança de ouro 14K apresenta 14 partes de ouro e 10 partes de liga metálica. Em porcentagem, possui 58,3% de ouro e 41,7% de ligas metálicas. Abaixo disso no Brasil, não é mais considerado ouro.

Menções honrosas: 22K (91,6% de ouro), 20K (83,3%), 19.2K (80%) e 16K (66,6%).

 

Tipos de ouro por cores

Com base na composição do ouro na aliança, surgem diferentes cores nos tipos de ouro. A presença das ligas metálicas acaba interferindo na cor do ouro e a proporção de cada elemento químico gera uma tonalidade nova.

 

Ouro amarelo

Uma aliança de ouro amarelo nada mais é do que uma aliança de ouro 18K, apresentando 75% de ouro puro e 25% de prata/cobre. Ela traz o tom amarelo típico do ouro puro, só que mais suave, e é a opção tradicional para casamentos.

 

Ouro rosé

O ouro rosé se trata de uma aliança de ouro cuja a liga metálica apresenta uma quantidade maior de cobre. Quanto mais cobre há na composição da aliança, mais rosada ela se torna.

Também é comercializado como ouro 18K.

 

Ouro branco

Para finalizar os principais tipos de ouro por cores, há o ouro branco, que apresenta em sua liga metálica os metais brancos. É comercializado em 18K, tendo 75% de ouro puro e 25% de prata e paládio.

Para adquirir o aspecto brilhante e prateado, passa por um procedimento conhecido como banho de ródio. O paládio e o ródio são metais também nobres, com maior resistência e dureza superior ao ouro e a prata.

Dessa forma, a aliança de ouro branco costuma ser bastante cara.

 

Menções honrosas

  • Ouro champagne (75% de ouro puro + 25% de prata e níquel);
  • Ouro vermelho (75% de ouro puro + 25% de cobre);
  • Ouro verde (75% de ouro puro + 15% de prata + 6% de cobre + 4% de cádmio);
  • Ouro negro (75% de ouro puro + 25% de cobalto).

Alianças em ouro Rose e ouro Amarelo 

Quais tipos de ouro escolher para a sua aliança?

A escolha de ouro para a aliança depende da situação, da história e da personalidade do casal. O ouro amarelo é a opção mais tradicional, sendo um clássico que é atemporal e que se encaixa facilmente em qualquer contexto.

O ouro rosé é a primeira opção para quem busca fugir do que é considerado tradicional. Além disso, se encaixa muito bem com pessoas de pele negra ou marrom.

Por fim, o ouro branco apresenta um brilho exuberante que se encaixa com todos os tons de pele. É o metal mais buscado para alianças com maior presença de diamantes ou pedras preciosas coloridas.

De qualquer forma, a escolha dos tipos de ouro depende do seu gosto pessoal e do seu parceiro. Ao fim, escolha a opção que mais representa vocês dois!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *