Saiba qual é a diferença entre joias e semijoias

Acessórios são sempre essenciais para montar o seu look e as joias são parte crucial disso. Contudo, algumas pessoas não sabem a diferença entre joias e semijoias e acabam usando a segunda como se fosse a primeira.

Não há problema algum em utilizar semijoias no cotidiano, mas é preciso estar atento no momento da compra. Além disso, é capaz de você ser enganado, pagando mais sem receber uma verdadeira joia.

Para lhe ajudar a evitar esses contratempos, prossiga com a leitura do artigo e veja a diferença entre bijuteria, joia e semijoia!

Momento de Criação, Ouro e Terra

Qual é a maior diferença entre as joias e as semijoias?

“O processo de fabricação de semijoias e joias é diferente, principalmente, nos materiais que são utilizados.”

Qual é a diferença entre bijuteria, joia e semijoia? Das três, a bijuteria é a mais fácil de distinguir, já que apresenta qualidade inferior. A base da bijuteria é composta de metais inferiores e ela não é uma peça banhada em metal nobre, como ocorre nas semijoias.

Agora, as joias e as semijoias apresentam uma qualidade muito maior, o que as torna mais fáceis de serem confundidas. Quais são as principais diferenças entre as duas?

 

Composição

A diferença de composição entre as joias e as semijoias pode ser vista de duas formas: no material e nas pedras preciosas. O processo de fabricação das joias conta com metais nobres como ouro, platina, prata, paládio, ródio, etc.

Já o processo de fabricação das semijoias conta com metais de qualidade inferior, como o latão. A diferença entre a semijoia e a bijuteria é que, ao menos, a semijoia é banhada com metal nobre.

Quanto às pedras preciosas, as joias apresentam:

  • Zircônias;
  • Esmeraldas;
  • Diamantes;
  • Safiras;
  • Topázios;
  • Rubis;
  • Etc.

Enquanto isso, no processo de fabricação das semijoias, são utilizadas pedras artificiais ou semipreciosas. As bijuterias apresentam outros tipos de brilhantes, como acrílico e zircônia.

Obs: é possível que semijoias baratas e bijuterias apresentem níquel (sulfato de níquel) na composição, o que pode causar alergias. Isso é improvável de ocorrer nas joias.

 

Durabilidade da peça

Justamente por sua composição, uma joia nobre apresenta alta durabilidade, com sua beleza se mantendo por um longo tempo devido ao acabamento.

Uma semijoia apresenta durabilidade média e a sua beleza só se mantém através de polimentos e banhos de metal nobre. Além disso, é necessário ter cuidado em dobro contra arranhões e o atrito.

Por fim, a bijuteria apresenta pouquíssima durabilidade em relação às outras duas peças.

 

Diferenciais das peças

O principal diferencial de uma joia é que se trata de uma peça única, sendo difícil encontrar outra igual a ela. Dessa forma, ao comprar a joia, você sabe que está recebendo algo só seu.

Enquanto isso, as semijoias permitem maior criatividade no design, o que gera uma maior variedade de modelos e cores. Dessa maneira, é a melhor opção para quem busca uma maior diversidade de peças.

 

Preço praticado no mercado

Por ser composta de metais nobres e apresentar pedras preciosas, joias são um grande investimento. Enquanto isso, as semijoias são peças mais acessíveis, pois apresentam uma composição mais barata.

Contudo, ainda têm qualidade e apresentam uma durabilidade média, o que as torna ótimas opções para quem busca algo mais acessível.

 

Como reconhecer a diferença entre bijuteria, joia e semijoia?

Como dito antes, é fácil de reconhecer quando uma peça se trata de uma bijuteria. Porém, a diferença é menos perceptível entre uma joia e uma semijoia. Para lhe ajudar nisso, aqui vão algumas dicas que tornarão o reconhecimento mais fácil!

 

Preste atenção no acabamento

O acabamento de uma joia é muito bem trabalhado, já que os metais nobres (principalmente o ouro) apresentam maior maleabilidade. Com isso, a exigência de qualidade na confecção é elevada.

 

Procure por marcas para atestar a procedência do material

Peças originais apresentam um selo ou marca do fabricante gravada no seu interior, geralmente o quilate da peça (como 18K ou ouro 750). Se existir essa marca, é possível garantir a qualidade como joia.

 

Peça sempre pelo documento de garantia

Uma joia de verdade sempre apresenta o documento de garantia, que atesta a sua qualidade e a autenticidade. Já as semijoias apresentam a garantia do banho de ouro, que geralmente dura 1 ano.

 

Confira se o preço está de acordo com o que é praticado no mercado

Se a joia ou semijoia estiver muito abaixo do preço de mercado, é bastante provável que não seja uma peça original. Para garantir, sempre busque pelas peças em lojas de nome confiável.

Anel Solitário True Love, Ouro e Terra

 

Joia ou semijoia: qual é a melhor opção?

Mesmo que as semijoias sejam inferiores em composição em relação às joias, elas não devem ser ignoradas nas compras. Elas também duram bastante e permitem uma extensa variedade de designs no seu guarda-roupa.

Saber a diferença entre as joias e semijoias só vai lhe ajudar a fazer as melhores escolhas no momento de investir em alguma peça.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.